Notícias

Deputado Leo Prates media debate sobre inovação e desenvolvimento econômico

Na manhã de segunda-feira (14), o deputado federal Leo Prates (PDT) participou como mediador de uma das mesas do seminário “Qualidade do Gasto Público e a Melhoria do Ambiente de Negócios”, organizado pela Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE). O evento aconteceu na sede da Associação Comercial da Bahia (ACB), no bairro do Comércio, em Salvador.

Conduzindo a segunda mesa de debates, com o tema “Cadeias de eventos, a indústria do turismo, economia criativa e o desenvolvimento econômico”, Leo reforçou a necessidade de investir nessas áreas como forma de gerar empregos, promover inclusão e aquecer a economia local. “A Bahia tem um enorme potencial turístico e criativo. Precisamos conectar políticas públicas à realidade do setor, facilitando o ambiente de negócios e incentivando a inovação e o empreendedorismo”, afirmou o parlamentar.

Prates, que também preside a Comissão do Trabalho na Câmara dos Deputados, lembrou do trabalho que vem sendo feito em Brasília. Ele destacou a criação de uma subcomissão voltada ao empreendedorismo, com foco nos novos modelos produtivos. “Nós criamos uma subcomissão do empreendedorismo para debater as questões que envolvem esses novos arranjos. Então eu estou com mais esse desafio junto ao deputado Passarinho para que a gente possa estudar todo o cenário, protegendo o trabalhador mas protegendo também o empreendedor e outras questões que são importantes para o debate”, finalizou.

O painel teve a participação de nomes de destaque como o deputado Otto Alencar Filho (PSD-BA); a presidenta da Fundação Bahia Viva e vice-presidenta da ACB, Isabela Suarez; o presidente da Associação Baiana de Startups (ABAS), Mateus Couto; o presidente da ABRASEL, Leandro Menezes; e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida.

O seminário foi aberto pelos deputados Joaquim Passarinho (PL-PA), que lidera a FPE, e Zé Neto (PT-BA), vice-presidente da frente parlamentar. A programação contou com outras mesas temáticas sobre novas tecnologias no comércio, os desafios enfrentados pelo varejo físico nacional, e como a eficiência no uso dos recursos públicos impacta o empreendedorismo e o crescimento econômico.