O que penso

Política

Eu acredito que a política é o principal meio de transformação de realidades e pude viver isso na prática. Toda mudança real é coletiva e, por ser coletiva, passa pela política. Atuar na política requer um olhar detalhista, de quem procura ver as diferentes necessidades das pessoas e encontrar soluções viáveis para fazer a mudança acontecer. 

Em um país ainda tão cheio de desigualdades, que ainda precisa do básico, não dá para encarar a política como um fim. Estar na política nunca foi, para mim, uma finalidade, mas um meio de promover as transformações que precisam ser feitas, com seriedade, igualdade, respeito, empatia, retidão e compromisso. 

Quem me conhece de perto, sabe que eu nunca tive a intenção de ser político, mas o chamado veio e aceitei, porque queria contribuir para o crescimento da minha cidade e do meu estado. Foi assim que me candidatei ao cargo de vereador e, quando eleito, assumi a presidência da câmara. Anos depois fui eleito deputado estadual, para enfim assumir as secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza e da Saúde da primeira capital do Brasil. Agora encaro uma nova jornada, a de lutar para melhorar a saúde de toda a Bahia, direto de Brasília, criando projetos e trazendo recursos para investir onde é mais necessário.

Saúde Pública

A Saúde Pública é mais do que essencial. Trabalhar pela saúde significa investir no bem-estar físico, mental e social da população, significa olhar para o direito mais básico de todos, para a necessidade mais latente e urgente. Quem adoece, quem sente dor, quem precisa de atendimento ou de uma cirurgia não pode esperar. 

Quando fui convidado a assumir o posto de secretário da Saúde de Salvador, não imaginava o tamanho do desafio que teria pela frente. Mas, em contrapartida, sabia da oportunidade única que estava recebendo: a de contribuir e impactar diretamente na vida de milhares de famílias baianas. A pandemia do coronavírus nos mostrou como a saúde pública interfere em todas as esferas da sociedade e, mais do que isso, como ela é a base do bem-estar social. 

Trabalhar pela saúde foi um divisor de águas na minha vida pública. A experiência de ser secretário da Saúde me ensinou muito sobre gestão, sobre o Sistema Único de Saúde e principalmente sobre olhar para a dor do outro, sobre se colocar no lugar de quem mais precisa, sobre amparar e ouvir, sobre dar conforto, apoio e um atendimento humanizado. É dessa forma que eu sei trabalhar e que quero continuar lutando para melhorar a Saúde de toda a Bahia. 

Inovação

A inovação é uma das bases do meu trabalho. No mundo de hoje, tudo muda muito rápido e a gestão pública precisa acompanhar essas mudanças, precisa se modernizar. Quando fui eleito vereador de Salvador, um dos focos do meu trabalho foi modernizar a Câmara Municipal. Quando me tornei secretário, levei o mesmo olhar de modernização para a prefeitura e hoje, como deputado e pré-candidato ao cargo de deputado federal, quero contribuir ainda mais para que a Bahia seja uma referência em inovação.

Valorização dos servidores públicos

Para mim, o trabalho é a base de tudo. É a partir dele que a gente consegue, de fato, melhorar a vida das pessoas. Como ex-secretário municipal de Combate à Pobreza e da Saúde, digo com tranquilidade que tudo o que fiz só foi possível por conta do apoio, do trabalho e da dedicação de diversos servidores públicos. 

Os servidores são a base da gestão pública e por isso precisam ser valorizados e capacitados para que tenham condições de levar o trabalho até as pessoas.

Educação

A Educação é a base do PDT. Fundado por Brizola e Darcy Ribeiro, não poderia ser diferente e foi justamente isso que fez com que eu me filiasse ao partido. 

Aprendi desde muito cedo com meus pais que a educação é o único caminho para o desenvolvimento e para a transformação. São esses mesmos valores que procuro passar para meus filhos. Por isso acredito que ter uma educação pública de qualidade é mais do que importante, é fundamental para o futuro que sonhamos para a Bahia e para o Brasil.