Do Campo Grande à Ondina, de Salvador a Lauro de Freitas, o deputado federal Leo Prates percorreu diversos circuitos e agendas durante o Carnaval da Bahia, reafirmando seu compromisso com a cultura popular, com os trabalhadores da festa e com o fortalecimento da economia que gira em torno da maior manifestação cultural do país.
A programação começou no tradicional Campo Grande, com participação na Feijoada do Camarote dos Vereadores e na inauguração da Sala de Imprensa do Carnaval. Ao lado do prefeito Bruno Reis, acompanhou também a abertura oficial da festa, destacando a importância do evento para a geração de emprego e renda.
Nos blocos e nas ruas, Leo esteve no Fogueirão, no Bloco UGT Baiana Folia, na Mudança do Garcia — onde participou da tradicional feijoada com amigos de Marli, e no Bloco “Me Deixa à Vontade”, da ABADEF, reforçando o apoio à inclusão e à participação de pessoas com deficiência na folia.
O deputado também marcou presença no Carnaval de Lauro de Freitas, nos eventos organizados por lideranças locais, como o vereador Fábio, além de prestigiar o Carnaval de Itapuã e a festa na Engomadeira, valorizando os circuitos alternativos e os bairros que mantêm viva a essência cultural da Bahia.
Entre uma agenda e outra, Leo Prates visitou o restaurante popular montado especialmente para atender ambulantes e trabalhadores informais durante o Carnaval, ao lado do secretário da Semop, Décio Martins. O espaço garantiu alimentação acessível para quem trabalha intensamente nos dias de festa.
“O Carnaval é cultura, é identidade, mas também é trabalho. São milhares de ambulantes, cordeiros, artistas, motoristas e profissionais que dependem dessa festa. Nosso papel é estar presente, apoiar e garantir condições dignas para quem faz o Carnaval acontecer”, afirmou o deputado.
A agenda incluiu ainda passagem pelo Camarote do Prefeito, pelo Camarote da Câmara de Vereadores, pelo Abrigo do Marinheiro/Clube Naval na Barra, pelo Camarote Planeta Band, em Ondina, além de acompanhar ações como o Drive de apoio a motoristas por aplicativo.
Para Leo Prates, o Carnaval vai além da celebração: é um instrumento de desenvolvimento econômico, inclusão social e afirmação cultural.“O Carnaval da Bahia mostra ao mundo a nossa força. Estar presente é reconhecer cada trabalhador, cada artista e cada folião que mantém essa tradição viva. Seguimos juntos, valorizando nossa cultura e cuidando das pessoas”, afirmou.