Notícias

No Dia Mundial de Combate ao Câncer, Leo Prates destaca legado na Política Nacional de Prevenção e Controle da Doença

O 4 de fevereiro, Dia Mundial de Combate ao Câncer, é uma data de reflexão, conscientização e reafirmação de compromissos com a vida. Neste contexto, o deputado federal Leo Prates relembrou sua atuação como relator da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, considerada um marco no fortalecimento da assistência oncológica no Brasil.

A política consolidou diretrizes para ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, garantir tratamento no tempo adequado e estruturar ações de prevenção dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), impactando milhões de brasileiros.

Para o parlamentar, o trabalho foi mais do que uma missão legislativa.“Relatar a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer foi mais do que cumprir uma missão no Parlamento: foi honrar cada vida, cada luta e cada esperança, transformando compromisso em vitória para o SUS e para milhões de brasileiros”, afirmou.

Leo Prates destacou que o combate ao câncer exige atuação integrada entre prevenção, informação, estrutura hospitalar e valorização dos profissionais de saúde. Segundo ele, o fortalecimento do SUS é peça-chave para garantir dignidade aos pacientes e às famílias que enfrentam a doença.

“Neste 4 de fevereiro, tenho muito orgulho de ter sido relator dessa política. Esse trabalho foi honrar cada paciente, cada família e cada profissional do SUS que enfrenta essa batalha todos os dias. É por eles que sigo transformando compromisso em cuidado”, finalizou.