Nesta terça-feira (23), a Comissão Especial sobre Prevenção e Auxílio a Calamidades Naturais da Câmara dos Deputados realizou uma audiência pública para discutir os graves efeitos da seca na região de Irecê (BA). O encontro reuniu representantes do governo federal, autoridades locais e prefeitos da região.
Durante o debate, foi anunciada a realização de uma reunião técnica na semana seguinte para definir ações concretas de enfrentamento à seca. Um dos pontos mais críticos é a barragem de Mirorós, em Ibipeba, que atualmente opera com apenas 6% da sua capacidade.
O deputado federal Leo Prates (PDT-BA) destacou a urgência de políticas públicas que assegurem água e segurança alimentar para a população.“É fundamental garantir medidas imediatas e acompanhamento constante das ações, para que possamos mitigar os impactos da seca e dar dignidade aos moradores da região”.
Entre os participantes, estiveram presentes Wolnei Wolff, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil; Alessandra Cristina Rossin, da Codevasf; Nelton Miguel Friedrich, do Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas; Júnia Cristina Ribeiro, da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil; e Guilherme Campos, do Ministério da Agricultura e Pecuária, além de vereadores e lideranças locais.