O deputado Leo Prates (PDT) protocolou na Assembleia Legislativa da Bahia, um projeto de indicação ao executivo propondo a descentralização dos serviços do Centro de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), através de unidades regionais em cidades do interior. O objetivo, de acordo com o parlamentar, é facilitar o acesso de pessoas com deficiência que residem longe da capital ao atendimento oferecido por esta entidade.
Segundo a proposição apresentada por Prates, atualmente, as pessoas com deficiência no interior da Bahia enfrentam um enorme desafio na busca por atendimento em reabilitação especializada para deficiência física, auditiva, intelectual, com ostomias e múltiplas deficiências, tendo que se deslocar até a capital para ter acesso a estes serviços. “Tenho rodado pelo interior da Bahia e cheguei a ser recebido por pessoas que me contaram levar mais de dois meses para conseguir uma cadeira de rodas, por impossibilidade de se deslocar até a capita”, explica. “É importante que o Governo do Estado se sensibilize leve esses serviços tão importantes para mais perto das pessoas que mais precisam”, completa.
O texto de Prates ainda cita o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), que garante à pessoa com deficiência o direito a vida digna e ao acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades, incluindo o diagnóstico precoce, ainda que não definitivo; o atendimento multiprofissional; a nutrição adequada e a terapia nutricional, além de medicamentos e informações que auxiliem no diagnóstico e no seu tratamento.